As OFICINAS TERAPÊUTICAS são um Espaço de Convivência onde oferecemos possibilidades de construir e desconstruir, onde cabe o certo e o errado, objetivando desenvolver a criatividade, a autonomia, a comunicação, a habilidade social e a capacidade de abstração em grupo, habilidade inerente ao processo de Inclusão!
Os grupos são de até 8 jovens, divididos por faixa etária, e contemplam os adolescentes e adultos!
Mensalmente fazemos atividades no formato de “Eventos Comemorativos“. São grupos caracterizados como grupos abertos, com olhar terapêutico, onde os participantes desenvolvem habilidades sociais e culturais, exercitam a inclusão e a diversão, e aprimoram e efetivam a relação interpessoal, a autonomia e a iniciativa!
Confira a data do próximo evento na nossa agenda!
Uma proposta para grupos de jovens e adultos para experimentar as relações, vivenciar o contexto da arte e da cultura e conhecer lugares que nos ofereçam altas doses de Arte, de Cultura e de Inclusão, a fim de construirmos a tão almejada Inclusão ao longo dos caminhos que caminhamos.
Aqui vamos ao cinema, happy hours em bares da cidade, teatros, shows de música e stand up, restaurantes, estádios de futebol, vôlei, e muito mais!
Esta atividade é aberta para qualquer jovem que queira participar! NÃO é exclusiva para matriculados na inclusione!
Confiram nossa agenda!
Em termos prospectivos, a idéia-força da construção coletiva aponta na direção da articulação entre o individual e o coletivo!!
Trazemos o melhor do café, num cardápio variado e gourmet, servido 100% por jovens com deficiência, com atendimento VIP no local de seu evento.
Inclua Café traz o café no momento certo da pausa, garantindo a ampliação do momento em potencialidades na retomada dos trabalhos e nas comunicações das decisões tomadas.
Inclua Café traduz as gentilezas humanas de fazer bem e servir bem! SAIBA MAIS!
A necessidade de se expressar é um dos primeiros desejos do homem.
A nossa história nos mostra que sempre possuímos essa angústia de expor nossos desejos, seja como for… Um exemplo disso se encontra na trajetória do teatro, na Grécia Antiga, com o dramaturgo que se permitiu imitar os deuses e outros homens.
E a partir dai o teatro vem sendo abordado com a intenção de educar, como um elemento formador da personalidade do cidadão. E, por isso, o teatro tem uma importância fundamental na educação.
É uma ferramenta essencial para o processo do desenvolvimento e da aprendizagem do individuo! Ele estimula a criatividade, a coordenação motora, a expressão corporal, a memorização, o vocabulário e principalmente a habilidade social e a expressão!
Através de dinâmicas e jogos cênicos, o professor pode perceber o comportamento e a espontaneidade do aluno, suas habilidades e dificuldades, e essa situação permite ao educador um melhor aproveitamento e rendimento nas aulas. Assim podemos proporcionar ao aluno a oportunidade de projetar seu mundo interior, livre de inibições que lhe são impostas pela sociedade, através de jogos dramáticos, improvisações, leituras, discussões e a interpretação de um personagem ou uma cena cotidiana…. É um trabalho coletivo que resulta no equilíbrio psíquico do individuo e seu desenvolvimento natural e criativo!
E assim nasceu, de uma construção coletiva, A NOVA ROUPA DO REI!
Muito além do texto e da marcação de palco, assiste-se ensaios, improvisações, sensações, desejos e o encontro de si mesmo na arte de representar!
A NOVA ROUPA DO REI traz uma história de realeza onde um falso costureiro apresenta ao rei uma roupa invisível, alegando que só as pessoas inteligentes podem ver! O rei se encanta… Uma camponesa se revela princesa… Um guarda real sempre atento… Um príncipe se apaixona… E um contador de histórias costurando essa incrível história de surpresas e amores!
Em meio à ansiedade, nossos atores foram construindo em si mesmos seus personagens, pomposos em seus trajes reais! A expectativa de se revelar ao público sob uma nova voz, uma nova postura e uma nova forma de se mostrar ao mundo!
Um espetáculo de desejos de ser ator e atriz, de reconhecer na arte do teatro o seu caminho e a sua verdade!
Acreditamos que o teatro só cumpre seu papel se tiver a função de mexer com a sociedade, despertando no espectador a consciência social, política e cultural!!
ALEXANDRE SOUZAH
Diretor teatral, ator, cineasta, contador de história e professor teatral.
Em 25 anos de profissão, já dirigiu 43 espetáculos e 4 curtas metragens, atuou em 39 peças teatrais, 4 especiais para televisão, 6 curtas metragens e um programa infantil para internet.
Graduado em CINEMA E AUDIOVISUAL no CEUNSP/ Salto (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio), e pós-graduado em LIBRAS PARA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E BÁSICO na FAJ (Faculdade de Jaguariúna) com defesa na arte acessível e inclusiva.
RAQUEL ORTEGA
Tearapeuta Ocupacional (PUC Campinas)
Arte Terapeuta (CLADE – Centro Latino Americano de Desenvolvimento)
Especialista em Saúde Mental
Pós graduada em Práxis Artísticas e Terapêuticas: Interfaces da Arte e da Saúde (USP)
Atua há 19 anos com neurologia e psiquiatria