Para Jovens

Oficinas Terapêuticas

Oficina de Arte e Cultura - InclusioneAs OFICINAS TERAPÊUTICAS são um Espaço de Convivência onde oferecemos possibilidades de construir e desconstruir, onde cabe o certo e o errado, objetivando desenvolver a criatividade, a autonomia, a comunicação, a habilidade social  e a capacidade de abstração em grupo, habilidade inerente ao processo de Inclusão!

Os grupos são de até 8 jovens, divididos por faixa etária, e contemplam os adolescentes e adultos!

  • Linguagens (GRUPO DE PEDAGOGIA) NOVO
  • Arte Terapia: Teatro (Iniciantes e Avançado)
  • Arte Terapia: Música 
  • Educação Física: Corpo em Movimento
  • Arte Terapia: Artes Plásticas e Artesanato
  • Aulas de Fotografia  NOVO - EM BREVE INICIAREMOS UMA NOVA TURMA!
  • Oficina de Culinária Terapêutica
  • Projeto AUTONOMIA (GRUPO DE PSICOLOGIA)

Mensalmente fazemos atividades no formato de “Eventos Comemorativos“. São grupos caracterizados como grupos abertos, com olhar terapêutico, onde os participantes desenvolvem habilidades sociais e culturais, exercitam a inclusão e a diversão, e aprimoram e efetivam a relação interpessoal, a autonomia e a iniciativa!
Confira a data do próximo evento na nossa agenda!

Escola Regular - Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos

A proposta educacional da INCLUSIONE EDUCACIONAL é pautada no respeito ao aluno.

Este é tratado como um indivíduo livre, pensante, capaz, potente, criativo, crítico, descobridor de seu espaço, ousando sempre a fazer novas descobertas, construindo seus valores, interagindo em seu ambiente, com o outro, e assim ressignificando-o.

O aluno alcança a liberdade e o respeito do outro e se percebe como um ser social, seguro e íntegro perante seu grupo social.

DIDÁTICA

A didática adotada favorece a reflexão, a criação, abstração e a troca ampla e aberta de experiências por meio das linguagens do ser humano.

  • Alfabetização
  • Matemática
  • Ciências Sociais
  • Ciências da Natureza
  • Ciências Humanas

É uma postura educacional que reconhece no aluno múltiplas habilidades e favorece seu desenvolvimento. Nesse processo, o aluno está sempre em evolução!

Nosso PLANO PEDAGÓGICO contempla até 6 alunos por sala, suporte e intervenção da fonoaudiologia e da terapia ocupacional, turmas multiseriadas, disciplinas complementares de educação física e artes, currículo e material adaptados!

Este é o jeito INCLUSIONE de educar!





Inclusione Cidade a Fora

Cidade a Fora - InclusioneUma proposta para grupos de jovens e adultos  para experimentar as relações, vivenciar o contexto da arte e da cultura e conhecer lugares que nos ofereçam altas doses de Arte, de Cultura e de Inclusão, a fim de construirmos a tão almejada Inclusão ao longo dos caminhos que caminhamos.

Aqui vamos ao cinema, happy hours em bares da cidade, teatros, shows de música e stand up, restaurantes, estádios de futebol, vôlei, e muito mais!

Esta atividade é aberta para qualquer jovem que queira participar! NÃO é exclusiva para matriculados na inclusione!

Confiram nossa agenda!

Inclusão no Mercado de Trabalho

Cidade a Fora - Inclusione

Em termos prospectivos, a idéia-força da construção coletiva aponta na direção da articulação entre o individual e o coletivo!!
Isto implica a valorização das diferenças como constitutivo do próprio coletivo, bem como a valorização da perspectiva de processo, onde nada está pronto e acabado…. Inclusione traz uma nova concepção no que se refere à inclusão no mercado de trabalho PARA JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA NA ÁREA DA SAÚDE MENTAL…. Dessa forma, criamos espaços na gastronomia e na fotografia para que jovens possam se desenvolver e trabalhar de forma efetiva!!

Temos duas EQUIPE DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA que atuam, no formato de free lance, em eventos, recepções, buffets, congressos, palestras, festas, etc! 

Uma equipe é a FOTO INCLUSÃO, que faz a cobetura fotográfica do seu evento, com muita qualidade e profissionalismo! As fotos são entregues em alte resolução e formato digital! SAIBA MAIS!

Outra equipe é a INCLUA CAFÉ, que 
é um serviço de buffet que permite inserir sabores, saberes e sensibilidades nos momentos de coletividade. Inclua café permitirá ampliar os momentos de “coffee breaks” em momentos de inclusão e de questionamentos positivos sobre as capacidades humanas.

Trazemos o melhor do café, num cardápio variado e gourmet, servido 100% por jovens com deficiência, com atendimento VIP no local de seu evento.

Inclua Café traz o café no momento certo da pausa, garantindo a ampliação do momento em potencialidades na retomada dos trabalhos e nas comunicações das decisões tomadas.

Inclua Café traduz as gentilezas humanas de fazer bem e servir bem! SAIBA MAIS!



Entre em contato e contrate essa equipe para seu evento!!

Todo trabalho desenvolvido é orientado e supervisionado por uma terapeuta ocupacional, garantindo qualidade, eficiência e efetividade no serviço prestado!

#INCLUSAONOMERCADODETRABALHO

Cia de Teatro

A necessidade de se expressar é um dos primeiros desejos do homem.

A nossa história nos mostra que sempre possuímos essa angústia de expor nossos desejos, seja como for… Um exemplo disso se encontra na trajetória do teatro, na Grécia Antiga, com o dramaturgo que se permitiu imitar os deuses e outros homens.

E a partir dai o teatro vem sendo abordado com a intenção de educar, como um elemento formador da personalidade do cidadão.   E, por isso, o teatro tem uma importância fundamental na educação.

É uma ferramenta essencial para o processo do desenvolvimento e da aprendizagem do individuo! Ele estimula a criatividade, a coordenação motora, a expressão corporal, a memorização, o vocabulário e principalmente a habilidade social e a expressão!

Através de dinâmicas e jogos cênicos, o professor pode perceber o comportamento e a espontaneidade do aluno, suas habilidades e dificuldades, e essa situação permite ao educador um melhor aproveitamento e rendimento nas aulas.   Assim podemos proporcionar ao aluno a oportunidade de projetar seu mundo interior, livre de inibições que lhe são impostas pela sociedade, através de jogos dramáticos, improvisações, leituras, discussões e a interpretação de um personagem ou uma cena cotidiana…. É um trabalho coletivo que resulta no equilíbrio psíquico do individuo e seu desenvolvimento natural e criativo! 

E assim nasceu, de uma construção coletiva, A NOVA ROUPA DO REI! 

      

         


Muito além do texto e da marcação de palco, assiste-se  ensaios, improvisações, sensações, desejos e o encontro de si mesmo na arte de representar!

A NOVA ROUPA DO REI traz uma história de realeza onde um falso costureiro apresenta ao rei uma roupa invisível, alegando que só as pessoas inteligentes podem ver! O rei se encanta… Uma camponesa se revela princesa…  Um guarda real sempre atento… Um príncipe se apaixona… E um contador de histórias costurando essa incrível história de surpresas e amores!

Nossa Estréia:

Em meio à ansiedade, nossos atores foram construindo em si mesmos seus personagens, pomposos em seus trajes reais! A expectativa de se revelar ao público sob uma nova voz, uma nova postura e uma nova forma de se mostrar ao mundo!

Um espetáculo de desejos de ser ator e atriz, de reconhecer na arte do teatro o seu caminho e a sua verdade!

Acreditamos que o teatro só cumpre seu papel se tiver a função de mexer com a sociedade, despertando no espectador a consciência social, política e cultural!!

Texto e Direção:

ALEXANDRE SOUZAH

Diretor teatral, ator, cineasta, contador de história e professor teatral. 
 
Em 25 anos de profissão, já dirigiu 43 espetáculos e 4 curtas metragens, atuou em 39 peças teatrais, 4 especiais para televisão, 6 curtas metragens e um programa infantil para internet. 
 
Graduado em CINEMA E AUDIOVISUAL no CEUNSP/ Salto (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio), e pós-graduado em LIBRAS PARA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E BÁSICO na FAJ (Faculdade de Jaguariúna) com defesa na arte acessível e inclusiva.

Organização e Produção:

RAQUEL ORTEGA

Tearapeuta Ocupacional (PUC Campinas)

Arte Terapeuta (CLADE – Centro Latino Americano de Desenvolvimento)

Especialista em Saúde Mental

Pós graduada em Práxis Artísticas e Terapêuticas: Interfaces da Arte e da Saúde (USP)

Atua há 19 anos com neurologia e psiquiatria