ALÉM DO DIAGNÓSTICO: ENXERGANDO ALÉM DO ESPECTRO.

Muitos ainda tentam definir o autismo em rótulos engessados. Para alguns, é um desafio; para outros, um dom. Mas para nós, da INCLUSIONE, o autismo é uma forma única de perceber o mundo.

Postado em //


ALÉM DO DIAGNÓSTICO: ENXERGANDO ALÉM DO ESPECTRO.
Além do Diagnóstico: Enxergando Através do Espectro

No dia 02 de abril de 2025, celebramos o Dia Internacional da Conscientização do Autismo. Esta data nos convida a refletir sobre a jornada de conhecimento e aceitação do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Desde sua primeira descrição científica, o autismo passou por diversas interpretações. Houve um tempo em que era visto como um distúrbio emocional, depois foi compreendido como uma condição neurológica fixa e limitante. Mas hoje, sabemos que o espectro é amplo, diverso e repleto de singularidades.

Muitos ainda tentam definir o autismo em rótulos engessados. Para alguns, é um desafio; para outros, um dom. Mas para nós, da INCLUSIONE, o autismo é uma forma única de perceber o mundo. Não nos limitamos ao diagnóstico, enxergamos além dele. Enxergamos potencial, criatividade, sentimentos profundos e formas genuínas de expressão.

Através do espectro, vemos pessoas extraordinárias, que desafiam padrões e ressignificam a comunicação, a interação e a aprendizagem. Cada um com seu tempo ( e não o tempo do "cada um tem seu tempo", e sim o tempo veloz, o tempo cotidiano, o tempo que voa!), seu ritmo e suas habilidades. Não se trata de encaixar o autismo em um padrão social, mas sim de transformar a sociedade para que ela acolha todas as formas de existir.

Em nossa caminhada, não buscamos mudá-los para se adaptarem ao mundo, mas sim construir um mundo mais acessível, respeitoso e inclusivo. Na INCLUSIONE, celebramos cada conquista, cada pequeno progresso, porque sabemos que, por trás de cada desafio, há um universo de possibilidades.

Que neste Dia Internacional da Conscientização do Autismo, possamos olhar para além dos diagnósticos e enxergar as pessoas. Porque o autismo não é um limite, é um espectro de infinitas cores, brilhos e potencialidades.

E que possamos, juntos, construir um mundo onde cada cor desse espectro brilhe com toda a sua intensidade.

Hoje celebramos o dia da conscientização mundial do autismo e te convido a um brinde: seja bem vindo ao espectro mais amplo que eu conheço! Porque nele você encontrará vida! E é isso que importa! 

Raquel Ortega
Diego Monteiro
Deixe seu comentário
Categorias:

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
0 comentários