Um Espaço de Convivência onde oferecemos possibilidades de construir e desconstruir, onde cabe o certo e o errado, objetivando desenvolver a criatividade e a capacidade de abstração em grupo, habilidade inerente ao processo de Inclusão!
Mensalmente fazemos atividades no formato de “Eventos Comemorativos“. São grupos caracterizados como grupos abertos, com olhar terapêutico, onde os participantes desenvolvem habilidades sociais e culturais, exercitam a inclusão e a diversão, e aprimoram e efetivam a relação interpessoal, a autonomia e a iniciativa!
Confira a data do próximo evento na nossa agenda!
Uma proposta de culinária terapêutica, para crianças, jovens e adultos, objetivando explorar e conhecer a arte de cozinhar, bem como desenvolver a autonomia no que se refere a utensílios de cozinha e atividades da vida diária referentes à alimentação! Exploramos os aromas, temperos e suas combinações sob a perspectiva da experimentação e da criatividade! A partir da construção de receitas deliciosas, incluímos a família e a sociedade num processo repleto da cultura de estar e da arte de cozinhar!
Uma proposta para grupos de jovens e adultos para experimentar as relações, vivenciar o contexto da arte e da cultura e conhecer lugares que nos ofereçam altas doses de Arte, de Cultura e de Inclusão, a fim de construirmos a tão almejada Inclusão ao longo dos caminhos que caminhamos.
Aqui vamos ao cinema, happy hours em bares da cidade, teatros, shows de música e stand up, restaurantes, estádios de futebol, vôlei, e muito mais!
Esta atividade é aberta para qualquer jovem que queira participar! NÃO é exclusiva para matriculados na inclusione!
Confiram nossa agenda!
A necessidade de se expressar é um dos primeiros desejos do homem.
A nossa história nos mostra que sempre possuímos essa angústia de expor nossos desejos, seja como for… Um exemplo disso se encontra na trajetória do teatro, na Grécia Antiga, com o dramaturgo que se permitiu imitar os deuses e outros homens.
E a partir dai o teatro vem sendo abordado com a intenção de educar, como um elemento formador da personalidade do cidadão. E, por isso, o teatro tem uma importância fundamental na educação.
É uma ferramenta essencial para o processo do desenvolvimento e da aprendizagem do individuo! Ele estimula a criatividade, a coordenação motora, a expressão corporal, a memorização, o vocabulário e principalmente a habilidade social e a expressão!
Através de dinâmicas e jogos cênicos, o professor pode perceber o comportamento e a espontaneidade do aluno, suas habilidades e dificuldades, e essa situação permite ao educador um melhor aproveitamento e rendimento nas aulas. Assim podemos proporcionar ao aluno a oportunidade de projetar seu mundo interior, livre de inibições que lhe são impostas pela sociedade, através de jogos dramáticos, improvisações, leituras, discussões e a interpretação de um personagem ou uma cena cotidiana…. É um trabalho coletivo que resulta no equilíbrio psíquico do individuo e seu desenvolvimento natural e criativo!
E assim nasceu, de uma construção coletiva, A NOVA ROUPA DO REI!
Muito além do texto e da marcação de palco, assiste-se ensaios, improvisações, sensações, desejos e o encontro de si mesmo na arte de representar!
A NOVA ROUPA DO REI traz uma história de realeza onde um falso costureiro apresenta ao rei uma roupa invisível, alegando que só as pessoas inteligentes podem ver! O rei se encanta… Uma camponesa se revela princesa… Um guarda real sempre atento… Um príncipe se apaixona… E um contador de histórias costurando essa incrível história de surpresas e amores!
Em meio à ansiedade, nossos atores foram construindo em si mesmos seus personagens, pomposos em seus trajes reais! A expectativa de se revelar ao público sob uma nova voz, uma nova postura e uma nova forma de se mostrar ao mundo!
Um espetáculo de desejos de ser ator e atriz, de reconhecer na arte do teatro o seu caminho e a sua verdade!
Acreditamos que o teatro só cumpre seu papel se tiver a função de mexer com a sociedade, despertando no espectador a consciência social, política e cultural!!
ALEXANDRE SOUZAH
Diretor teatral, ator, cineasta, contador de história e professor teatral.
Em 25 anos de profissão, já dirigiu 43 espetáculos e 4 curtas metragens, atuou em 39 peças teatrais, 4 especiais para televisão, 6 curtas metragens e um programa infantil para internet.
Graduado em CINEMA E AUDIOVISUAL no CEUNSP/ Salto (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio), e pós-graduado em LIBRAS PARA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E BÁSICO na FAJ (Faculdade de Jaguariúna) com defesa na arte acessível e inclusiva.
RAQUEL ORTEGA
Tearapeuta Ocupacional (PUC Campinas)
Arte Terapeuta (CLADE – Centro Latino Americano de Desenvolvimento)
Especialista em Saúde Mental
Pós graduada em Práxis Artísticas e Terapêuticas: Interfaces da Arte e da Saúde (USP)
Atua há 19 anos com neurologia e psiquiatria