Workshop de Fotografia - Intervenções Urbanas!

Postado em 18/05/2017


WHORKSHOP DE FOTOGRAFIA - INTERVENÇÕES URBANAS!

Inclusione, em parceria com o fotógrafo Ricardo Lima (Lilica) oferece um incrível whorkshop de fotografia!!

O objetivo é capacitar os participantes para a realização de fotografias de rua, introduzindo diferentes técnicas de fotografia e desenvolvendo a sensibilidade e a capacidade de apreciação estética, bem como, a importância da observação do mundo, ao mesmo tempo criando uma bagagem visual para auxiliar na composição pessoal!!

Tem sido comum ao se elogiar uma imagem, a frase "a sua câmera deve ser ótima", como se o sucesso de uma fotografia estivesse muito mais ligado ao equipamento do que ao olhar atento do autor...

Momentos de arte e de descobertas!! De impressões e representações! De olhar e de enxergar! De vida!

O whorkshop será realizado em 3 dias! Duas saídas urbanas Campinas à fora, para fotografar! E o último dia a aplicação do Lambe nos muros da Inclusione!

A atividade será desenvolvida de forma dinâmica, intercalando as atividades práticas com apresentações teóricas e discussões sobre o material produzido. Desta forma, levamos o aluno à construir o próprio conhecimento!

O LAMBE-LAMBE

A ideia da oficina de Lambe-Lambe é ampliar o repertório dos participantes mostrando as diversas possibilidades da linguagem fotográfica característica de rua. O nome pode ser estranho, mas você certamente já se deparou com alguma dessas intervenções urbanas. Surgido na França na época do Renascimento, o lambe-lambe é um cartaz de conteúdo artístico colado em espaços públicos, que se transformam em verdadeiras galerias de arte a céu aberto. O lambe-lambe é um pôster de papel colado com cola, geralmente em muros e postes. No mundo inteiro, sempre foi usado para a publicidade, divulgação e comunicação. No Brasil, é comum para a divulgação de shows (os clássicos pôsteres com letras enormes e em duas cores), eventos e manifestos. Tratando-se de street art :esse tipo de intervenção é eficaz ao ser capaz de captar e direcionar o olhar, estabelecendo assim uma interação entre os fotografados e o público. Aproveitando dessa técnica, inserir a linguagem da fotografia desde sua concepção, captura, seleção e impressão até a exposição nos muros da Inclusione!

CRONOGRAMA:

24/06 (SÁBADO) - Lagoa do Taquaral 01/07 (SÁBADO) - Cambuí 08/07 (SÁBADO) - Inclusione

PRÉ-REQUISITOS:

  • Ter uma máquina fotográfica

INCRIÇÕES E INFORMAÇÕES:

raquel@inclusione.com.br (19)4141-7845 (19)98120-9039  

PROFISSIONAL RESPONSÁVEL: RICARDO LIMA (Lilica)

Jornalista formado pela PUC-Campinas e atua, desde 1995, como repórter fotográfico. É o idealizador do Festival Hercule Florence de Fotografia, que está na sua décima edição, além de ser membro fundador da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil  (RPCFB) .E teve a oportunidade de realizar cobertura fotográfica de diversos eventos de relevância regional e nacional. Iniciou sua carreira na fotografia publicitária e depois passou a integrar a equipe de fotógrafos do jornal Folha de São Paulo – sucursal Campinas. Ainda trabalhou por 15 anos na assessoria de imprensa da PUC-Campinas e participou de coberturas fotográficas para publicações como Jornal Agora (SP), Diário do Comércio (SP),Revista Época, Galileu, Marie Claire, UOL, Estadão além de ser correspondente da Agência LUZ e A2 para a Região Metropolitana de Campinas. Atuou na diretoria da Arfoc – Associação dos Repórteres Fotográficos do Estado de São Paulo e é diretor de Cultura do  Campinas e Região Convention & Visitors Bureau . Lima ainda teve seu trabalho exposto em diversas mostras como na III Jornada Fotográfica Latinoamericana de Havana, em Cuba, no Memorial da América Latina, em São Paulo, Centro de Convivência Cultural de Campinas.  

"A fotografia de rua é uma categoria de fotografia documental que encanta pela captura de momentos do cotidiano urbano de maneira espontânea, explorando detalhes que normalmente não são percebidos.'"

 

www.inclusione.com.br

   
Deixe seu comentário
Categorias:

Tags: diversão,Arte,Cultura,Inclusão,inclusione,relação,Terapia ocupacional,processo terapêutico,recurso terapêutico,arte e cultura,arte terapia,inclusão social,inclusione campinas,fotografia,Ricardo Lilica,Artes urbanas,Street art,intervenções urbanas


Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
0 comentários