Sertanejown 2018 - SEGREDO DE CHEF!

Postado em 26/11/2018


Sertanejown 2018 - SEGREDO DE CHEF!

SERTANEJOWN 2018 - O Segredo do Chef


Sertanejown é ação social, é desenvolvimento humano, é gastronomia inclusiva, é um almoço especial, é música, é sertanejo, é tudo isso! Mas é essencialmente um diálogo de inclusão! É uma ferramenta para cantar e encantar aos outros a tão almejada inclusão!


Escolher a gastronomia como eixo central deste projeto, vem de encontro com a cultura brasileira!! Se estamos falando em mudança cultural, é lá que devemos estar, na cultura, na nossa cultura: na cozinha!

               


Cozinhar nos remete a ir para a cozinha! Via de regra, mulheres assumem esse papel de "ir para a cozinha" por imposição cultural ou machismo, e comumente víamos mulheres hábeis transformando essa obrigatoriedade em prazer!


Mas os tempos são outros...... A realidade hoje em dia imprime homens e mulheres na cozinha! Homens qualificados na arte da culinária! Mulheres críticas quanto a sabores e aromas....


A cozinha passou de um recanto de afazeres domésticos para o melhor canto da maioria das casas! Muita prosa acontece ao redor da mesa de jantar... Muitas receitas são feitas a quatro, oito ou até mais mãos! A cozinha passou a ser o lugar mais freqüentado da casa!

Cozinhas ditas "estilo americana" favorecem essa integração da cozinha a um espaço social da casa, reforçada pelo hábito brasileiro de compor à uma visita um café ou uma refeição!


E nessa perspectiva o Sertanejown se faz! Cozinhar um tempero a mais! Dar sabor e arte ao desenvolvimento de jovens com deficiência, convidando o público, na maioria amigos e familiares, a degustarem momentos de inclusão e diversão!


            


Como organizadora e idealizadora do projeto, sinto-me saciada! Envolta a sabores, olhares, críticas, desafios, novidades, surpresas, emoções e verdades, refino meu paladar com altíssima e criteriosa exigência quanto a responsabilidades e potenciais entregues a mim. Devolvo-os refinados, aprimorados e deliciosamente temperados! O sabor do desenvolvimento é ímpar! Segredo de chef!


Me ponho a olhar de fora o Sertanejown, e me emociono! Gigante e maduro! Muito a crescer e se desenvolver! Porém lindo em sua essência! Verdadeiro em sua magnitude! Complexo e encantador!! É meu prato preferido! A gama de pessoas que se envolvem, direta e indiretamente, são o prato principal! Mexer, temperar, salgar, adoçar, experimentar, curtir, provar, criar, ousar…. São centenas de mãos numa só intenção, de criar um tempero a mais! Pela doçura e pela amargura da inclusão, a receita só fica boa se seguirmos a mesma receita!


Receita? Alguém tem a receita?  


Eu não quero receita, eu quero por a mão na massa, podendo ousar nos sabores a cada pitada, a cada novo tempero, a cada sensação, a cada intuição…. Eu quero mexer! Quero a colher de pau para comandar!! Quero o rolo de macarrão para me subordinar! Eu quero fazer parte!


Não tem segredo! Mas tem o segredo do chef!





Bom apetite!!!!

Raquel Ortega
Terapeuta Ocupacional


Deixe seu comentário
Categorias: Ação Social; Culinária Terapêutica;

Tags: sertanejown, ação social, inclusione, paladares, maravilha maxxima, inclusão, gastronomia inclusiva, desenvolvimento humano, culinária terapêutica, arte e cultura


Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
0 comentários