Por que Subir Montanhas?

Por definição, escalar é um verbo transitivo que significa entrar em alguma parte galgando muros ou muralhas ou subir a grande altura.

Postado em 30/09/2017


Por que Subir Montanhas?
Na última sexta-feira dia 29/09/17, realizamos um happy hour para a inauguração da PAREDE DE ESCALADA na Inclusione!!
      
 
 Por definição, escalar é um verbo transitivo que significa entrar em alguma parte galgando muros ou muralhas ou subir a grande altura.

Mas, por que escalar?

Por esporte ou por aventura, escalar utiliza as técnicas e movimentos do montanhismo. Pode ser praticada tanto individualmente como em grupo e tem como objetivo exigir o máximo de força e concentração. 

A prática surgiu na década de 70, quando um ucraniano começou a escalar pedras na parede do seu quarto para realizar um treinamento físico. A ideia acabou se expandindo entre os escaladores profissionais e logo recebeu o nome de escalada esportiva.

A prática exige muita força e concentração, afinal de contas, a tarefa não é das mais fáceis. Convenhamos: pode não ser nada fácil escalar altas pontos e ainda superar os desafios que podem aparecer, como baixa aderência e os obstáculos durante o percurso. Ainda assim, a prática tem conquistado um grande número de adeptos, proporcionando uma sensação de prazer incrível.

Sob a ótica terapêutica, escalar promove:

  • desenvolvimento do equilíbrio, pois com equilíbrio fica bem mais fácil se desenvolver e alcançar voos maiores! Haver com o desafio e superação!
  • aumento do tônus muscular, pois os músculos são constantemente estimulados pelos praticantes de escalada! E não é para menos, já que a escalada exige muito. As pernas precisam ter força para segurar todo o corpo e as mãos devem ser igualmente fortes, pois elas são as responsáveis por “puxar” o movimento e provocar a subida do corpo! O resultado disso é um grande desenvolvimento dos músculos e da explosão muscular!
  • controle de peso, pois a prática de escalada esportiva é intensiva e, assim, a queima calórica é muito alta, o que ajuda muito controlar o peso.
  • desenvolve o tempo de atenção,  concentração e raciocínio, pois as etapas a serem cumpridas, passo a passo, exige concentração para se manter onde está e atenção e raciocínio para planejar o próximo passo, a próxima agarra, rumo a seu objetivo de escalar!
  • desenvolve a consciência corporal, pois é um esporte que exige muito do corpo, da parte motora! É muito comum que os participantes tenham uma noção do espaço mais aguçada, assim como um desenvolvimento da  coordenação motora global!
  • promove aumento do controle das emoções, pois a  prática de escalada também trabalha diretamente com os aspectos fisiológicos que atingem todos os seres humanos, como concentração, foco, atenção e até o medo. Você precisa estar constantemente concentrado e controlar o medo para conseguir ser bem-sucedido!
  • alivia o stress e aumento do bem estar, pois libera endorfina, o hormônio responsável pelo bem-estar! É muito comum ver praticantes que sentem uma grande satisfação – física e mental!  Eles estão constantemente motivados e realizados (antes e depois da prática).

Por que subir montanhas?

A novidade e o desafio trazem, por si só, um desejo inerente! Explorar essas potencialidades enquanto esporte, nos remete à uma reflexão enquanto seres humanos, enquanto desenvolvimento!!

A inclusão e a deficiência nos oferecem desafios e prazeres diários, como escalar uma montanha! É passo a passo… Desafio em desafio… Conquista por conquista…

É uma escalada! Requer ousar, acreditar, se instrumentalizar, objetivar, planejar, se surpreender, se concentrar, se permitir… Recomeçar… errar… superar… nunca parar!!

A vida é uma escalada! E a vista é linda!!!

A partir de outubro de 2017 teremos aulas regulares de escalda com o professor Eduardo Pedroso!

Ligue e agende seu horário!!

   

Aulas individuais e aulas em grupo!

1h / aula individual – consultar valor!

Aula em grupo – consultar valor!

Informações e agendamento de aulas; (19)98120-9039 ou raquel@inclusione.com.br

 

Profissional Responsável: Eduardo Pedroso

Consultor de resgate em esportes de aventura; Instrutor de Rapel e escalada; Especialista em resgate e trabalhos em alturas. Experiência de 22 anos nessa área!

 

 

www.inclusione.com.br

Deixe seu comentário
Categorias: Arte e Cultura;

Tags: escalada, recurso terapêutico, psicomotricidade, inclusão,arte e cultura, vivência, inclusione, inclusionecampinas


Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
0 comentários