Jornada Multidisciplinar da Síndrome de Down

Um dia para rever conceitos, ideias e adquirir novas competências nesta caminhada! 

Postado em 30/07/2019


Jornada Multidisciplinar da Síndrome de Down
JORNADA MULTIDISCIPLINAR DA SÍNDROME DE DOWN

Em tempos de inclusão, é fundamental estarmos em constante desenvolvimento, aquisição, troca e fortalecimento de conhecimentos para que se consolide esse processo, de forma coesa e efetiva!

Assim, a I JORNADA MULTIDISCIPLINAR DE SÍNDROME DE DOWN chega a Campinas para mostrar como profissionais da Saúde , Educação, familiares e sociedade podem atuar de maneira individual e coletiva para garantir os direitos, deveres e, principalmente, o desenvolvimento das pessoas com síndrome de down enquanto cidadãos ativos na sociedade!

Uma programação completa com profissionais de diferentes áreas expondo como suas especialidades atuam na reabilitação de pessoas com Síndrome de Down, além da compreensão do trabalho multidisciplinar como agente direto na inclusão! Um dia para rever conceitos, ideias e adquirir novas competências nesta caminhada! 

Serviço:

JORNADA MULTIDISCIPLINAR DE SINDROME DE DOWN
DATA: 21/09/2019
HORÁRIO: das 8h as 18h
LOCAL: Hotel Nacional Inn
              Av. Benedito de Campos, 35 - Jardim do Trevo, Campinas - SP

Áreas de Interesse:

PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL

- Inclusão Escola
- Alfabetização
- Interface Escola x Equipe x Família


TERAPIA OCUPACIONAL

- Autonomia
- Independência e autocuidado
- Inclusão social

FONOAUDIOLOGIA

- Fala, linguagem e comunicação
- Limitações e adaptações
- Sucção e mastigação

MEDICINA – CARDIOLOGIA

- Cardiopatias congênitas
- Doenças associadas
- Cuidados cotidianos

FISIOTERAPIA

- Alterações musculares e motoras
- Marcha e locomoção
- Fisioterapia respiratória

ODONTOLOGIA

- Complicações e problemas bucais
- Atendimento diferenciado
- Profissional da saúde x Inclusão  


Palestrantes confirmados:



Flávia Nogueira

Pediatria geral e Puericultura pela FCM-USP RP
Oncologia infantil pela UNICAMP/BOLDRINI
Pediatra pós graduada no atendimento a criança com Síndrome de Down pelo CEPEC-SP




Matheus Racy Mariusso
• Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP;
• Mestre em Odontopediatria - UNESP;
• Especialista em Atendimento Multidisciplinar na Primeira Infância - UNICAMP;
• Atua com odontopediatria e pessoas com deficiência, buscando fortalecer o elo entre saúde, qualidade de vida e inclusão.




Raquel Ortega
• Terapeuta ocupacional formada pela PUC Campinas
• Especialista em Praxis Artísticas e Terapêuticas: Interfaces da Arte e da Saúde pela USP
• Arte Terapeuta formada pelo CLADE (Centro Latina Americano de Desenvolvimento)

Atua há 22 anos na área da saúde mental, dentre neurologia e psiquiatria, com enfoque em inclusão a partir da arte e da cultura!
É idealizadora e diretora na clínica INCLUSIONE, onde desenvolve atividades voltadas para a inclusão na esfera da gastronomia, arte e cultura!



Biviane Moro de Oliveira
Especialista em educação especial

• Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM;
• Mestre em Educação / Formação de Professores - UFSM;
• Especialista em Educação Especial / Deficiência Visual - UFSM.




Maurício Carvalho; 56 anos; há 23 anos aprendendo a ser pai do Rafael e da Marina; palmeirense; bacharel em Direito; idealizador e coordenador do movimento de projetos inclusivos, sem fins lucrativos e de construção coletiva MARAVILHA MÁXXIMA; um dos idealizadores e coorganizador dos projetos de culinária inclusiva Feijoadown, feijoada com tempero de inclusão; Sertanejown, no ritmo da inclusão; Cucina Felice, a inclusão é massa; Inclua Café; e coorganizador do curso Foto Inclusão. Foi também, coordenador do projeto de Agenda e Calendário Inclusivos Mano Down Campinas (2015 à 2016); idealizador e organizador do primeiro jogo de futebol de pessoas com síndrome de Down, no Estádio Moisés Lucareli, da Associação Atlética Ponte Preta, em Campinas. Idealizador e o…
 
Rafael Atkinson Carvalho, 23 anos, palestrante, ator na Companhia de Teatro Inclusione e coordenador do Maravilha Máxxima, movimento de empreendedorismo social, sem fins lucrativos, para promoção efetiva de ações e projetos de inclusão de pessoas com deficiência intelectual, por meio de construção coletiva e do voluntariado.
Participante dos projetos inclusivos: FeijoaDown, Sertanejown, Cucina Felice, Inclua Café, Foto Inclusão e S21 Futsal Campinas. Primeira pessoa com síndrome de Down a concluir a Corrida Internacional de São Silvestre. Voluntário do Instituto Padre Haroldo, TLC-Treinamento de Liderança Cristã e Sonhar Acordado Campinas.



Cássia Braguieri Arroyo
Fonoaudióloga formada pela PUC Campinas
Mestre em educação pela PUC Campinas

Atua há 20 anos na área da saúde mental com ênfase em deficiência (neurologia), TEA e distúrbios de aprendizagem, dentre crianças, jovens e adultos, atuando na interfase da educação inclusiva e da fonoaudiologia.



Grazielle Aurelina Fraga de Sousa

Fisioterapeuta, formada pela UFMG
Mestre em Biologia Funcional e Molecular pela UNICAMP
Especialista em Fisioterapia aplicada a Neurologia Infantil pela UNICAMP
Professora da Universidade São Francisco - Bragança Paulista/SP

Inscrições:



Link para inscrições
 https://bit.ly/2ynep0K


Considerações Finais:

Em tempos de inclusão, na nossa perspectiva, se propor a realizar uma jornada acerca de um tema tão amplo como a síndrome de down, não poderia ser unilateral. A história da deficiência no Brasil já desenho caminhos onde as pessoas com deficiência fazem parte do processo, enquanto antigamente, num passado nem tão distante, elas eram o alvo, o objeto, o porque, mas estavam efetivamente excluídas. Viramos a página e desenhamos uma jornada multidisciplinar de síndrome de down onde pessoas com síndrome de down fazem parte da equipe de organização e realização do mesmo. 

Com mutio prazer teremos o serviço do INCLUA CAFÉ (saiba mais) responsável pelo café da manhã para todos os participantes e palestrantes da jornada;  Teremos uma pessoa com síndrome de down trabalhando na recepção e orientação dos participantes e palestrantes; A cobertura fotográfica do evento será feita pelos jovens profissionais do projeto FOTO INCLUSÃO (saiba mais); E a palestra final da Jornada será ministrada por uma pessoa com síndrome de down, do projeto MARAVILHA MÁXXIMA (saiba mais), trazendo sua história de vida como referência de potenciais, estímulos e desenvolvimento para todos nós!

Dia 21 de setembro será um dia de imersão num mundo que almejamos, num mundo que estamos construindo, para um dia não falarmos mais em inclusão, e basearmos nossas ações e esforços apenas em respeito!

Seja bem vindo à Jornada Multidisciplinar de Síndrome de Down!

Organização e Realização:INCLUSIONE



Mais informações: 
Email: jornadasindromededown@gmail.com
Instagran: @jornada_sindromededown






Deixe seu comentário
Categorias: Palestras;

Tags: jornada, sindrome de down, odontologia, terapia ocupacional, pedagogia, inclusione, inclusione campinas, hotel nacional inn, desenvolvimento, inclusão


Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
0 comentários