INTRODUÇÃO AO USO DE TALHERES

Conseguir que a criança coma por si só, com autonomia, é uma tarefa demorada e complexa...

Postado em 17/08/2019


INTRODUÇÃO AO USO DE TALHERES

Atividades da Vida Diária: INTRODUÇÃO AO USO DE GARFO E FACA!

Conseguir que a criança coma por si só, com autonomia, é uma tarefa demorada e complexa..... É um processo! Mas é o momento ideal para ensinar a comer sentado a mesa, usar o guardanapo, encher o copo de suco ou água e a usar os talheres. 
A criança é curiosa e, por isso, vai querer aprender enquanto se diverte! Para ela, o aprendizado é um desafio.... Se você apresentar como algo divertido, ampliando o momento para além da alimentação, em momentos de família, de trocas e consequentemente de comer, seu filho assimilará muito melhor e ainda ganhará autonomia!!!

A colher: é o primeiro talher que a criança aprende a manusear! Desde bebê, assim que introduzir a papinha na sua alimentação, é importante que a criança tenha esse talher em mãos! No início será um brinquedo, e a papinha terminará salpicado por todos os lados.!! Rs Não há aprendizado sem manchas!

Não o repreenda, porque está aprendendo!!! Guie-o com sua mão para que ele entenda como tem que usar a colher. No início vai segurar do seu jeito, e está tudo bem! A partir dos dois anos, já podemos ensiná-lo a pegar da forma correta, sempre com muita paciência, respeitando seus movimentos e seu tempo!

O garfo: as crianças podem começar a usar o garfo antes de um ano, lembrando que existem garfos próprios para essa faixa etária, que são garfos menores, mais leves e sem pontas! No início você pode deixar a criança pegar a comida com a mão para que ganhem autonomia e ainda desenvolve-se sensorialmente e aprimora sua coordenação não/boca! Depois a usar o garfo para fazer o mesmo que fazia com a mão.... O mais normal é que no início a criança pegue a comida com a mão e a espete no garfo. É o primeiro passo! Pouco a pouco conseguirá espetar os pedaços de comida e levá-los à boca!

A faca: na maioria das vezes são os pais que tem medo que as crianças usem as facas... Mas, a partir dos três anos, podem e devem fazê-lo sem problemas! Se já sabem usar a colher e o garfo, já estarão preparados para usar a faca!! Primeiro começamos com a compra de uma faca sem ponta e praticamente sem corte, para alimentos moles (batata cozida, banana, etc), onde podemos auxiliar a criança segurando junto com ela a faca para que ela entenda e compreenda o movimento "para frente e para trás" das facas! Num segundo momento devemos ensinar a criança a espetar a comida, e com a outra mão (a direita, se for destro), cortar com a faca num movimento de vai e vem. É um processo demorado. Até os seis anos é possível que as crianças não consigam utilizar a faca com desenvoltura, mas terão autonomia e empoderamento para um ótimo desenvolvimento!!

MEU FILHO JÁ CRESCEU, E AGORA?

Calma! O aprendizado acontecerá da mesma forma! Vamos seguir a sequência de introdução de talheres: colher, depois garfo e por fim faca! Ele vai conseguir! 
Da mesma forma, o processo será longo, mas tenha certeza que vale a pena começar!!

Se precisar de ajuda, estou a disposição! Desenvolvo um trabalho específico de introdução ao uso de talheres para adolescentes e adultos, dentro da proposta de Culinária Terapêutica!



Bom apetite!

Raquel Ortega
Terapeuta Ocupacional

Deixe seu comentário
Categorias: Coluna Raquel Ortega; Culinária Terapêutica;

Tags: inclusione, AVD, terapia ocupacional, autonomia, alimentação, inclusione campinas


Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
0 comentários