Almoço de Domingo - 2* edição!

Neste domingo dia 19/11/17 aconteceu mais um ALMOÇO DE DOMINGO!!
Momentos deliciosos de gastronomia inclusiva!

Postado em 20/11/2017


Almoço de Domingo - 2* edição!
Neste domingo dia 19/11/17 aconteceu mais um ALMOÇO DE DOMINGO!!
Um domingo onde reunimos na cozinha da Paladares duas equipes de jovens!
A primeira equipe compôs o projeto INCLUINDO O ALMOÇO de domingo….

 Se trata de um espaço terapêutico a fim de desenvolver habilidades específicas na área da gastronomia!

Uma proposta para se resgatar os almoços de domingo em família… cultivar esse tão importante laço familiar… e colocar a pessoa com deficiência numa outra perspectiva e postura diante da sua família: a de servir, cuidar e alimentar o outro. Postura contrária a uma vida toda sendo cuidado e assistido…. Uma possibilidade de colocar o jovem ou adulto com deficiência numa postura de ação, atitude, sucesso, prazer e responsabilidade!!! Neste domingo, o almoço é por conta dele!
O processo de elaboração e desenvolvimento da receita é acompanhado e supervisionado por uma terapeuta ocupacional, responsável ainda por instruções quanto à higiene pessoal e do espaço, manuseio de instrumentos e utensílios de cozinha, pesos e medidas dos ingredientes e favorecimento do processo de grupo, uma vez que a proposta é trabalharmos em pequenos grupos de até 4 jovens ou adultos. O prato desenvolvido serve 4 pessoas!
Assim, neste domingo, cortamos batata, a fim de aprimorar o uso desse instrumento e desenvolver percepção espacial para que todas as fatias de batata fiquem aproximadamente do mesmo tamanho.
       
O mesmo uso do instrumento faca foi generalizado para o corte do limão e da salsinha, permitindo, ainda, uma percepção do ingrediente, pois cada legume, fruta ou verdura se corta de uma maneira específica, conforme a receita!
   
Conforme a receita, outros instrumentos e equipamentos de cozinha vão sendo explorados!! Neste domingo, manuseamos o espremedor de frutas, batedor de massa manual (fuá)
            
Mesmo estando num processo terapêutico, a riqueza de estarem inseridos num grupo maior e num ritmo de cozinha permite a eles desenvolverem tempo de atenção e concentração, tolerância na atividade, aspectos de cooperação e colaboração, bem como a referência de outros jovens que já passaram pelo processo terapêutico e hoje estão de fato trabalhando no ALMOÇO DE DOMINGO!
Apesar de ser uma proposta de grupo, desenvolvemos um plano de ação individual!! Dessa forma, potencialidades e habilidades individuais são desenvolvidas, conforme desenvolvimento e desempenho de cada jovem. Neste domingo, tivemos a evolução de um jovem para o manuseio de panelas no fogão!!
     
Ao final da manhã encerramos o processo terapêutico, onde cada jovem montou suas marmitas e levaram para casa seu almoço de domingo!! Certamente foi um grande almoço em família!
 
A segunda equipe compôs o ALMOÇO DE DOMINGO….
Almoço de Domingo é um almoço feito por jovens com deficiência intelectual orientado pelo Chef Professor Davi Furigo de Melo e trabalhos terapêuticos coordenados pela Terapeuta Ocupacional Raquel Ortega. Nesse processo, os jovens participam efetivamente de todo pré preparo, a montagem das marmitas e a venda final direto ao cliente. Os jovens recebem um valor fixo pelo dia de trabalho mais uma comissão proporcional à venda do almoço.
 
 
Aqui falamos de mercado de trabalho! De trabalho mesmo! Ritmo, disciplina, meta, foco, responsabilidade e muito prazer em trabalhar com aquilo que se gosta!
Cozinharam, fatiaram, espremeram, temperaram, amassaram, lavaram, enfim, todos organizados preparam o almoço de domingo!!
                                       
Exatamente as 11h30 o almoço de domingo está pronto!! Como esses jovens precisam recepcionar os clientes e entregar as marmitas que são previamente encomendadas, uma paradinha para eles almoçarem!!
E assim foi nosso domingo, de muito trabalho, tanto terapêutico quanto profissional!
Nosso próximo ALMOÇO DE DOMINGO será dia 10/12/17!!
Cardápio:
 Arroz à grega
Farofa de banana
Moqueca de tilápia
Reserve já o seu almoço!!
VENDAS:  Ticket com pagamento antecipado ou transferência eletrônica.
LOCAL: PALADARES
VALOR: R$: 25,00 Marmitex para duas pessoas.
Retirada: das 11:30 hs às 13:30 hs na Paladares (próximo ao Balão do Tavares e o supermercado Enxuto)
Informações: Paladares 3381-81-08 Davi (19) 98181-22-95 Carolina (19) 99811-20-04 Raquel (19) 98120-90-39
Inscrições abertas para o INCLUINDO O ALMOÇO (processo terapêutico) e Marmitas já à venda!!
Ente em contato!!
Nosso agradecimento especial `Thais Savoy e ao Luis Gustavo Fernandes marques, por toda dedicação aos nossos jovens, ao projeto e à causa! Gratidão!

www.inclusione.com.br
www.portalpaladares.com.br
Deixe seu comentário
Categorias: Culinária Terapêutica;

Tags: culinária, gastronomia, paladares, inclusione, terapia ocupacional,almoço de domingo


Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
0 comentários