A Nova Roupa do Rei!

Postado em 18/12/2017


A Nova Roupa do Rei!

INCLUSÃO A PARTIR DA ARTE E DA CULTURA!

 

A necessidade de se expressar é um dos primeiros desejos do homem.

A nossa história nos mostra que sempre possuímos essa angústia de expor nossos desejos, seja como for… Um exemplo disso se encontra na trajetória do teatro, na Grécia Antiga, com o dramaturgo que se permitiu imitar os deuses e outros homens.

E a partir dai o teatro vem sendo abordado com a intenção de educar, como um elemento formador da personalidade do cidadão.   E, por isso, o teatro tem uma importância fundamental na educação.

É uma ferramenta essencial para o processo do desenvolvimento e da aprendizagem do individuo! Ele estimula a criatividade, a coordenação motora, a expressão corporal, a memorização, o vocabulário e principalmente a habilidade social e a expressão!

Através de dinâmicas e jogos cênicos, o professor pode perceber o comportamento e a espontaneidade do aluno, suas habilidades e dificuldades, e essa situação permite ao educador um melhor aproveitamento e rendimento nas aulas.   Assim podemos proporcionar ao aluno a oportunidade de projetar seu mundo interior, livre de inibições que lhe são impostas pela sociedade, através de jogos dramáticos, improvisações, leituras, discussões e a interpretação de um personagem ou uma cena cotidiana…. É um trabalho coletivo que resulta no equilíbrio psíquico do individuo e seu desenvolvimento natural e criativo! 

E assim nasceu, de uma construção coletiva, A NOVA ROUPA DO REI!

      

         

Muito além do texto e da marcação de palco, assiste-se  ensaios, improvisações, sensações, desejos e o encontro de si mesmo na arte de representar!

A NOVA ROUPA DO REI traz uma história de realeza onde um falso costureiro apresenta ao rei uma roupa invisível, alegando que só as pessoas inteligentes podem ver! O rei se encanta… Uma camponesa se revela princesa…  Um guarda real sempre atento… Um príncipe se apaixona… E um contador de histórias costurando essa incrível história de surpresas e amores!

Nossa Estréia:

Em meio à ansiedade, nossos atores foram construindo em si mesmos seus personagens, pomposos em seus trajes reais! A expectativa de se revelar ao público sob uma nova voz, uma nova postura e uma nova forma de se mostrar ao mundo!

Um espetáculo de desejos de ser ator e atriz, de reconhecer na arte do teatro o seu caminho e a sua verdade!

 

Acreditamos que o teatro só cumpre seu papel se tiver a função de mexer com a sociedade, despertando no espectador a consciência social, política e cultural!!

Texto e Direção:

ALEXANDRE SOUZAH

Diretor teatral, ator, cineasta, contador de história e professor teatral. 
 
Em 25 anos de profissão, já dirigiu 43 espetáculos e 4 curtas metragens, atuou em 39 peças teatrais, 4 especiais para televisão, 6 curtas metragens e um programa infantil para internet. 
 
Graduado em CINEMA E AUDIOVISUAL no CEUNSP/ Salto (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio), e pós-graduado em LIBRAS PARA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E BÁSICO na FAJ (Faculdade de Jaguariúna) com defesa na arte acessível e inclusiva.

Organização e Produção:

RAQUEL ORTEGA

Tearapeuta Ocupacional (PUC Campinas)

Arte Terapeuta (CLADE – Centro Latino Americano de Desenvolvimento)

Especialista em Saúde Mental

Pós graduada em Práxis Artísticas e Terapêuticas: Interfaces da Arte e da Saúde (USP)

Atua há 19 anos com neurologia e psiquiatria

Diretora na clínica INCLUSIONE, referência no trabalho de inclusão.

www.inclusione.com.br

Deixe seu comentário
Categorias: Cia de Teatro;

Tags: teatro, cia de teatro, inclusione, inclusione campinas, inclusão, arte e cultura


Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
0 comentários